O que é Consumerismo?


No decorrer das últimas décadas, um movimento social tem emergido pra assegurar que a voz do consumidor seja ouvida e suas questões sejam respondidas. E esse movimento tem sido denominado, em inglês, consumerism, o qual, traduzido para consumerismo, é então definido tanto como “políticas e atividades traçadas para proteger os interesses e direitos dos consumidores, em suas relações de troca com qualquer tipo de organização”. E, portanto, não se restringe a organizações com as quais mantenha relações de negócios, sendo um conceito ainda mais amplo, incluindo hospitais, bibliotecas e mesmo agências governamentais, dentre outras organizações. Em outras palavras, consumerismo pode também ser definido como “uma reação popular contra negligência burocrática e desrespeito corporativo em relação aos cidadãos e consumidores.” 

No âmbito do LabConsS Laboratório de Consumo & Saúde da Faculdade de Farmácia da UFRJ - entende-se, como Consumerismo, o ramo da ciência que, de forma multiprofissional e interdisciplinar, estuda o fenômeno moderno do “consumo”, abrangendo o comportamento, a economia, o direito e, principalmente, as implicações sanitárias, ambientais e culturais sobre a vida e o planeta. Embora tenha linhas bem definidas, abrangendo as relações entre consumo e saúde, com setores específicos - alimentos diet, nutracêuticos, transgênicos, baby food, produtos orgânicos, cosméticos, medicamentos etc. - criou-se um setor especial para tratar da questão “consumerismo”, havendo inclusive um egroup, ou grupo de discussão, onde os inscritos recebem semanalmente várias notícias, permanecendo livre e aberta a discussão, ou intercâmbio de ideais, entre todos os inscritos (consumer@listas.ufrj.br).

 Vale registrar, também, abaixo, os Direitos do Consumidor:


Direito a segurança e inocuidade

Direito a ser informado

Direito de escolha

Direito de ser ouvido

Direito a um ambiente limpo e saudável

Direito dos pobres e das minorias terem seus interesses protegidos

Para maiores informações:

Consumer Behaviour (James Engel Roger Blackwell Paul Miniard)The Drilen Press, 6th. Edition USA. 

Prof. Luiz Eduardo Carvalho - FF/UFRJ